DIA NACIONAL DE CONTROLE DO COLESTEROL

DIA NACIONAL DE CONTROLE DO COLESTEROL

MAS AFINAL O QUE É?

O colesterol é uma substância que ajuda na formação de uma capa protetora nos nervos e na produção da vitamina D, da bile e de hormônios. A maior parte (cerca de 70%) é produzido pelo fígado e o restante vem da ingestão de alimentos. (Fonte: Ministério da Saúde)

O COLESTEROL ALTO não gera sintomas, é silencioso e está ligado aos hábitos e estilo de vida. Cuidar da Saúde é o melhor remédio para evitar e tratar este mal.

Para auxiliar neste desafio listamos algumas dicas para ter uma vida saudável.

PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA

É recomendável fazer pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, além de ajudar na perda de peso, o exercício físico melhora a autoestima, postura, força muscular além de prevenir diversas doenças.

Desfrute das atividades oferecidas pelo FABRIVA, visite o Bosque Municipal, faça parte de grupos de caminhada e corrida que acontecem no seu bairro.
Veja mais dicas clique aqui.

COMA ALIMENTOS SAUDÁVEIS

Diminua a ingestão de alimentos industrializados, evite trocar a refeição por fastfood (lanches /frituras em geral), substitua as carnes gordas e com gordura aparente, pele de aves, frios e embutidos (mortadela, presunto, salame, salsicha, linguiça, etc.) estes itens possuem muito sódio, que pode causar aumento da pressão arterial, uma boa alternativa é substituir por carnes magras e legumes. Quanto o leite integral e derivados (iogurte integral, manteiga, creme de leite, queijos cremosos e amarelos) dê preferencia para as versões zero gordura e lights.

Doces também são perigosos, sorvetes de massa, chocolates, doces com coco, chocolate ou chantilly, milk-shake, cremes para sobremesa são ricos em gordura, e devem ser ingeridos com cuidado, o mesmo vale para os biscoitos ou pães amanteigados, folhados, croissant, pão de queijo, pão de torresmo e pães doces com recheio;
Veja mais dicas clique aqui.

VISITE REGULARMENTE SEU MÉDICO

Visitas regulares ao seu médico são uma parte importante para se manter saudável. Leve uma lista de todos os medicamentos prescritos, suplementos, assim como medicamentos utilizados por conta própria. Liste ainda seus sintomas, alergias, dúvidas e preocupações.

Conheça nossa rede credenciada ABFNV clique aqui.

Você é seu maior patrimônio, cuide-se!

Sobre o autor

Administrador /